quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Como explicar a uma criança de 4 anos que não "precisa" de comer pão integral...?

Eu sei que o pão e todos os alimentos integrais são mais saudáveis e recomendados do que os alimentos "normais", nomeadamente o pão "branco".
Por causa disso e porque também "enche" mais, uma das constantes no meu novo regime alimentar, desde que comecei na Nutricionista e que me propus a emagrecer, foi (e é) a de comer 'apenas' pão integral, de cereais e afins. Por isso, ao pequeno-almoço como sempre uma fabulosa baguette pequena, integral, do Intermarché, e que adoro, com manteiga magra e uma fatia de queijo. Para o pão ficar mais saboroso, coloco-o na torradeira e fica semi-tostado.
E toda esta introdução para dizer que eu e o filhote tomamos o pequeno-almoço ao mesmo tempo e enquanto ele come o iogurte com as bolachas, eu bebo o meu chá e como o meu pãozinho. Por diversas vezes me pediu chá e pão, pelo que depois de comer o iogurte, às vezes bebe um pouco do chá e come um bocado do pão integral.
Hoje quis quase  a baguette toda e disse-me que gostava que o pequeno-almoço fosse o pão integral (reforçou o integral) e leitinho com chocolate.
Ainda perguntei se não queria antes pão de forma porque o integral era assim como que para os mais crescidos mas não. Disse outra vez que queria o pão integral, com manteiguinha, queijo e fiambre (!!!).
Já tinha reparado que o apetite do filhote andava em alta e realmente os exemplos contam imenso para que os nossos filhos querem fazer e comer...
Pronto, amanhã de manhã saem duas baguettes semi torradas para a mesa lá de casa...
:O

4 comentários:

Ália disse...

Isso é óptimo, deves incentivá-lo. Eu também como pão integral porque sinto-me mais "leve".
A Sofia come dos dois.
Beijinhos

SC disse...

Olha deixa-o comer.
A minha princesa também o come e adora... eu bem insisto para ela comer do outro, mas ela nada... o que a mãe come é que é bom.

Jokas

kombi disse...

eu acho mais que essa atitude dele demonstra o modelo que está habituado a ver e quer seguir, assim como aquela fase que dizem que os meninos passam de estarem "apaixonadas" pela mãe, daí ser normal o querer imita a mãe.

dá-lhe fibra, faz bem ao intestino :) e não só.

Sofia disse...

As versões integrais são mais saudáveis para todos, o pão branco passa por processos químicos de refinamento e perde a maioria dos nutrientes e fibras... o pão de forma, por seu lado (quando é embalado) leva químicos e conservantes nomeadamente os famosos "E's" que não fazem falta nenhuma...

Beijinhos