segunda-feira, 2 de abril de 2012

A partir de que idade se fazem recados...

Ontem, pela primeira vez, o filhote fez um 'recado' sozinho...
Fiquei algo insegura por motivos de proteção da minha cria mas o pai incentivou e eu fiquei "naquela"... Bem sei que tenho um filho responsável, atento e inteligente mas... ir de casa ao café buscar uma coisa pareceu-me "demais" havendo uma pequena rua para atravessar.
De casa ao café são escassos os metros, a rua para atravessar tem pouco movimento e ele está habituado a parar e a olhar para ver se vem algum carro mas... não sei porquê, e ainda que habitemos num sítio pacato, passam-me pela cabeça diversas situações e qual delas a pior: atropelamentos, raptos, acidentes, e tudo isto em poucos metros...
Contudo, o recado e a ida foram bem sucedidos e ele chegou a casa com um ar satisfeito e feliz por ter tido a responsabilidade de ir buscar uma coisa...
Mas eu... eu como mãe não fiquei lá muito segura desta espécie de independência... Na minha cabeça é ainda cedo para recados sozinho...
Ou não será...

3 comentários:

Cristina disse...

Há algumas semanas aconteceu o mesmo comigo: o Daniel quis ir deitar uma garrafa no ecoponto que fica uma rua abaixo da minha. Deixei porque ele sabe o caminho e sei que toma as precauções todas e disse logo "ó mãe, já tenho quase 7 anos". Mas só descansei quando ele chegou a casa. No dia a seguir quis ir comprar pão e também o deixei ir. Ficou tão feliz por ir sozinho fazer um recado! Quando eu tinha a idade dele, corria a minha aldeia toda sozinha, mas os tempos são outros e o meu coração fica tão apertadinho de medo que aconteça alguma coisa. Mas só assim é que eles aprendem a fazer as coisas, não é?
bjos

Isabel disse...

A Mónica só começou a fazer recados desses aos 12 anos - ir ao supermercado, mesmo por baixo da nossa casa.

Neste aspecto, sou muito mãe-galinha.

Beijocas!

Elsa disse...

eu não tinha MESMO qualquer tipo de coragem para o deixar sair sozinho... :)