quinta-feira, 12 de abril de 2012

Que pena não ter participado neste estudo: "Faculdade de Desporto estuda os Efeitos da Participação em Maratonas de BTT"

É que gostava mesmo de ter tido a possibilidade de contribuir para este estudo que me parece muito importante e relevante. Já não são possíveis mais inscrições e também não sei se poderia ir ao Porto mas acho que é um estudo muito útil.
É um fenómeno deveras interessante este o do crescente gosto e motivação pela bicicleta, pelo BTT e pelas maratonas de BTT e este estudo parece vir corresponder a uma necessidade de saber o porquê e os impactos do gosto por este desporto que tem cada vez mais adeptos:

A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, através do CIAFEL (Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer) está a desenvolver uma investigação sobre os efeitos fisiológicos provocados pela participação, de atletas amadores, em maratonas de BTT.
O CIAFEL procura atletas amadores ou recreativos, de ambos os sexos, que não sejam federados, e que estejam disponíveis para participarem, no seu laboratório, num conjunto de testes físicos, habitualmente só disponíveis para os atletas de elite e equipas de ciclismo. A participação é totalmente voluntária e gratuita e terá lugar no laboratório do CIAFEL na cidade do Porto.
O BTT tem vindo a ganhar imensos adeptos ao longo dos últimos 15 anos. Todos os anos existem mais maratonas e com um número cada vez maior de participantes.
Esta é também uma forma adoptada por muitos para aumentar o seu nível de actividade física, procurando a evasão e o contacto com a natureza, e é uma consequência natural do seu envolvimento com a utilização da bicicleta de montanha. É igualmente a porta de entrada num estilo de vida activo, insistentemente promovido pelos diferentes organismos responsáveis pela promoção da saúde.
Os participantes ficarão a conhecer melhor alguns indicadores da sua capacidade cárdio-respiratória , como o consumo de oxigénio máximo (VO2 máximo), a sua composição corporal e obter dicas e estratégias nutricionais para melhorar o seu treino e performance.
(retirado daqui)


Sem comentários: