segunda-feira, 30 de março de 2015

Acontecimento(s) do fim de semana


E o acontecimento do fim de semana foi, entre outros, o facto de ter caído um dos dentes 'grandes' da 'frente', do filhote. Eu sei que é algo banal e natural no crescimento das crianças mas, a caminho dos 9 anos, o filhote tem ainda muitos dentes "de leite".
E vai daí que a caída deste dente foi algo radical já que decorreu durante a sua atividade desportiva, vulgo futebol... 
Decorriam vários jogos, havia imensa gente a assistir e nós lá estávamos a apoiar o filhote quando, de repente, vem uma bola em alta velocidade que bateu, com força, de forma certeira, na boca... Pára tudo, toda a gente de volta de filhote e eis que vislumbro... sangue... Treinador, colegas, tudo de volta do filhote, até que o trouxeram para junto de nós, com a boca cheia de sangue... E de repente o dente da frente na mão... Ai Meu Deus, que filhote chora de dor e mãe começa a ficar mal disposta por ver tanto sangue e o dente... Se há coisa que me faz confusão (e nem sei porquê...) são os dentes que caem... Enquanto eu estava quase sem reação, o pai e os demais pais e mães presentes, todos aconchegavam o filhote e eu naquele momento até me "senti mal", afinal, mãe que é mãe está preparada para tudo...
Bom, entretanto abracei filhote, a sua dor foi passando, limpou-se o sangue... Quis beber um leite com chocolate e, valente, voltou para junto dos colegas... É mesmo forte este meu filho... Se fosse eu, ficaria encolhida a choramingar o resto do dia e a querer ir para casa ou ficar junto dos pais... Filhote não... Chorou, doía-lhe, limpou-se, bebeu o leite e ala que se faz tarde... Já não jogou, mas também os jogos estavam no fim, e ficou junto dos colegas...
Boa filhote...
À tarde, no mesmo dia, mais um evento da sua outra atividade e, mais uma vez, filhote foi forte, seguro e carismático. Teve que enfrentar um palco e uma plateia, e foi o primeiro a atuar, e nada de medos ou inseguranças... Fê-lo e teve muitas palmas... E o meu coração de mãe tremia de alegria ao ver o seu filho ali, sob os holofotes, sem dúvidas ou receios... Assim é que é filho! Nada de inseguranças ou medos, como a mãe sempre teve...
Para além de ficar feliz com as prestações de filhote, fico ainda mais preenchida por ver que tenho um filho autónomo e (muito) seguro e auto confiante, ao contrário de mim, sempre tímida e insegura...
Sempre pensei que se um dia fosse mãe, que educaria o meu filho no sentido de ser extremamente autónomo e seguro de si, e parece que estou a conseguir... Claro que o facto de ser Escorpião, com ascendente em Leão, também deve ajudar (brincadeirinha...) mas educá-lo para ser auto confiante parece que também ajuda...
E é o que me vale no meio de tantos problemas... Filhote é mesmo a minha luz e a minha força...

2 comentários:

Sol disse...

Eles são sempre muito mais fortes do que pensamos. Nós, mães é que sofremos por tudo e por nada :)

Gaja Maria disse...

Muito valente o teu filhote. Estás a ensiná-lo bem :))