terça-feira, 13 de setembro de 2016

Se calhar o meu cérebro(zito) estava precisado de... endorfinas...

Bom, tenho andado numa oscilação entre vir aqui escrever muito ou não vir aqui e não escrever nada...
O mundo virtual e a nossa cabeça têm destas coisas e há alturas em que tudo se torna numa espécie de emaranhado, seja pelas redes sociais fora, seja na nossa cabeça...
Mas isso fica para outro post, ainda que não vá ao Facebook desde a última semana de agosto, o que é um autêntico recorde pessoal...
O que eu queria vir aqui dizer, para já, é que não ia ao ginásio desde o final de julho.
Como já por aqui relatei, as idas ao ginásio foram nulas, pedalei menos do que era expectável, comi mais do que devia e isso tudo deu num aumento de peso, tanto que brevemente vou ter outra consulta na Nutricionista, no espaço de duas semanas e não de um mês como é costume...
Pois que o saco do ginásio tem andado no porta bagagens, pois que a vontade de ir ao ginásio tem sido pouca, mas hoje contrariei isso tudo e lá regressei.
Fiz uma aula de Cycling e soube mesmo muito bem... Transpirei que me fartei, abstraí-me de tudo com a música alta e vim de lá como que revigorada e com o humor melhorado...
Acho que... tinha saudades... E o que custa é mesmo (re)começar, voltar aos novos, ou no caso, aos velhos hábitos...
Se calhar como pedalo quase sempre no meu ritmo, as endorfinas já não se soltam de forma suficiente...
Se calhar, tenho mesmo que sair da minha zona de conforto a pedalar para ficar desconfortável mas no fim saber bem...
Na aula coloquei intensidade e carga na bicicleta, saí do que me era confortável e custou... Mas depois... depois sabe bem...
E agora há que regressar também aos exercícios mais musculares, de força e tonificação porque... pedalar é quase como fazer algo com uma perna às costas...

"A existência de uma possível dependência causada pela prática de atividades físicas é atribuída às concentrações elevadas de endorfina circulante em atletas. Tal fato explica as sensações desagradáveis com desconforto, irritabilidade, ansiedade, depressão e alteração de humor em praticantes que por algum motivo deixaram de se exercitar. Esse quadro é similar a síndrome de abstinência causada por algumas drogas ao terem seu consumo interrompido abruptamente." - daqui.

(foto retirada da net)

Sem comentários: