sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Coisas inéditas que me acontecem logo de manhã...

Eram sete e meia da manhã e ainda estava algo escuro na rua.
Em casa ainda todos dormiam (filhote e a minha mãe) mas eu já estava despachada, só faltava tomar o pequeno-almoço que tomo em conjunto com o filhote pelo que espero sempre que se levante.
Abri a porta que dá para o quintal e o ar estava estranhamente morno àquela hora da manhã num Oeste que costuma ser sempre fresco e húmido...
Não se vislumbrava a luz do dia ou algum raio de Sol mas, como vivo num sítio sossegado e calmo, peguei no saco do lixo e fui levá-lo até ao contentor.
Tinha andado uns metros quando em instantes de segundo ouço uma voz masculina simpática a perguntar se ia levar aquele saco para o lixo.
Olhei para o lado e disse que sim.
Era mesmo a carrinha do lixo que andava a recolher, precisamente, o lixo. E o senhor "pendurado" lá atrás, pegou-me no saco do lixo que eu carregava nas mãos e atirou-o lá 'para dentro', libertando-me daquele peso.
Ora, nunca me tinha acontecido tal coisa... E acho que este tipo de... "coisas" só é possível assim em meios mais rurais e pacatos... Não sei se numa grande cidade, haveria tempo ou disponibilidade mental (vulgo, paciência) para se parar tudo e ajudar alguém a caminho do lixo...
Achei que tinha sido uma maneira muito simpática de começar o dia pois se quisessem tinham seguido a sua vidinha, sem se preocupar se eu ia carregada com um saco do lixo, ou não...
Assim, não tive que andar tanto até ao lixo e foi um gesto simpático de quem tem uma vida dura ao trabalhar de madrugada e andar para ali pendurado, ao ar livre, e a levar com o cheiro e o peso do lixo...
Agradeci e lá seguiram viagem rumo à sua labuta diária...
E eu... eu achei graça...

2 comentários:

Pedro disse...

O Pinhal não é só ratas de sacristia :)
Se fosse em Lisboa o tipo dizia-te logo "Oh boa! Eu deixava o lixo e levava-te era a ti!" :p

Algures no Oeste disse...

PEDRO: Pois, tem dias...
Acho que em Lisboa nem haveria tempo para parar ou dizer... "coisas"... :P