segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Interesse pelas letras e números

De há uns tempos para cá que o filhote demonstra um interesse crescente em escrever as letras e os números. Desenhos sempre fez muitos mas agora faz muitas perguntas sobre a parte escrita e eu comprei um caderno do Panda para esse 'efeito'. Lá dentro escrevi o seu nome, as letras que o compõem e os números até dez para que os possa repetir.
No entanto, começa a chorar a dizer que não consegue escrever, faz uns 'gatafunhos', algo que se parece com um "F" e um "4" mas depois irrita-se por não conseguir fazer mais nada. E depois, volto à minha infância, porque com 4/5 anos aconteceu-me a mesma coisa... Pego na mão do meu filho e 'escrevemos' os dois os números e as letras e por momentos o meu filho sou eu e eu sou a minha querida L., a minha falecida ama, que me ensinou a ler e a escrever, e tão curiosa e chatinha que eu era...
Revejo agora no meu filho aquilo que fui. O querer saber sempre mais, o querer aprender a escrever.
E é claro que isto também se deve à Creche pois já têm um manual pré escolar para a sua idade e sei que estão a incentivá-los a escrever o nome mas apraz-me, e muito, e desculpem agora a baboseira, que num serão de Domingo à noite o seu 'entretenimento' seja a escrita...

4 comentários:

Luísa disse...

Por cá é a mesma coisa com a L. o A. ainda não liga grande coisa.
A L. já teve uma fase que escrevia muito bem o nome dela, depois passou a escreve-lo em espelho e agora diz que não sabe ;-) Eu não obrigo nem forço nada é como ela quiser. Agora anda mais virada para os números, ontem assim do nada escreveu os números até ao seis sem se quer pedir ajuda.
É tão bom observar estas descobertas e conquistas, não é?
Beijo grande com saudades

Sandra e Dinis disse...

QUe giro!

Se ele gosta porque não, incentivar!

O meu desde a semana passada que tb anda numa de escrever as letras (começou na creche) , primeiro eles copiam por cima e depois escrevem por baixo igual.

E depois aqui em casa escreveu o nome dele, sem ninguém lhe pedir!

Ao serão é o que ele mais gosta de fazer, desenhos e letras.

Um beijinho aos dois

mamã da princesa disse...

Pois por cá a M não mostra interesse nenhum em copiar seja o que for (letras e numeros, entenda-se).
Eu já tentei e ela não quis...
Vamos aguardar...

Mas imagino que seja "porreiro" ensinar-lhes também essas coisas.

Bjos grandes

Susana Garcia disse...

temos escritor hehe,nunca se sabe.É muito inteligente o teu filhote e ainda bem que ja´gosta de saber as letras e os números,assim quando chegar á primeira classe já sabe muitas coisas.Isso de se irritar quando náo sabe fazer,já vi que talvez seja um pouco tipico dos rapazes lol, até quando já é na escola e não sabem fazer alguma coisa dos trabalhos de casa,se enervam e acham que não fazem nada de jeito,enfim e ai tem que acalmá-los um bocado e depois voltar aos trab. bjs