sexta-feira, 18 de março de 2011

Eu pensava que estava tudo bem com os dentes do meu filho...

Até que uma higienista oral foi à Creche do meu filho ver os dentes das crianças e ao fim do dia tenho uma nota a dizer que o meu filho precisa de ir ao Dentista porque tem "um desnivelamento e um estalido na articulação" (palavras da higienista). Que ele "rangia" os dentes a dormir, isso eu já sabia mas associava isso a um "tique nervoso", nunca imaginei que fosse um problema "bucal".
Depois sempre pensei em levá-lo ao Dentista apenas quando começassem a cair os dentes porque desde que fez 1 ano que o incentivo, "obrigo" e vou com ele lavar os dentes. Hoje em dia lava-os sem eu ter que dizer nada. Assim que termina a refeição lá vai ele lavar os dentes e quando o mano está é uma animação a lavarem os dentes e efectivamente o filhote não tem cáries...
Fiquei também surpresa com a indicação de que poderíamos pedir um cheque dentista. Associei este cheque apenas a grávidas, idosos e pessoas sem recursos. Não somos ricos mas também não somos propriamente beneficiários de pensões e rendimentos manhosos atribuídos pelo Estado. Afinal todos os menores de 16 anos têm direito a este cheque e eu não fazia a mínima ideia.
Sem saber como proceder liguei para o Centro de Saúde e não é que a higienista oral que foi à Creche trabalha lá?! Nem sabia que tinham lá um "departamento" de Saúde Oral pelo que fiquei imenso tempo ao telefone a falar com a técnica que me disse que havia pessoas que queriam o cheque (dentista) para ir trocar ao supermercado (desculpem?! Eu sei que a crise existe mas os dentes também são um bem precioso...).
Posto isto, temos que marcar uma consulta com o médico de família que nos passará o tal cheque dentista e as técnicas de saúde oral falam connosco, dão folhetos e indicam os médicos dentistas onde poderemos ir...
É que sempre pensei que o meu filho tinha uma boca linda e afinal tem um desnível e range... Bem, antes isto do que dentes cariados e em mau estado...
Fica também o alerta para quem precisar e/ou quiser que tenha filhos com menos de 16 anos pois têm direito a esta regalia que o nosso Estado (lastimável) dá... Eu não fazia ideia...

4 comentários:

Rachel disse...

Eu também não fazia ideia de tal coisa, vou procurar. Embora o CSaúde da minha zona seja muito precário.

Mas a Sara tem cáries e vou ter que marcar uma consulta, pois tem um dente definitivo a crescer atrás do de leite e não á meio de caír.

Bjs

Cristina disse...

Ora aí está uma coisa que eu não sabia. Ainda há dois dias paguei 35 euros para arranjar uma cárie do meu filho. E paguei só isso porque tenho seguro dentista. Mas vou-me informar.
Bom fim de semana

Ana e Vasquinho disse...

Pois, todas as crianças em idade escolar têm direito. E olha que já houve publicidade aos cheques dentistas há um tempo na televisão.

Informa-te porque acho que temos direito a 2 cheques por ano.

Assim como também existe o cheque-cirurgico. Que é tal e qual. Vai ser com ele que o Vasco vai ser operado.

Com o cheque dentista vem uma lista da tua área de residência com os clinias com acordos com cheques dentistas.

Com o cheque cirurgico é igual, vem a tal lista de hospitais públicos e privados. Assim dá a possibilidade da pessoa ser operada, por exemplo se preferir no privado, a custo zero.

Foram estes cheques cirurgicos que diminuiram as listas de espera. É pena é nem sempre haver muita informação sobre isto.

Beijocas

Sandra e Dinis disse...

A higienista e um optometrista já foram à escola, fazer rastreio. Na parte da boca , nada assinalar, mas este ano quero ir com ele ao dentista, por isso vou pedir o cheque dentista, mas nos olhos ele tem um problema de focagem ao perto, pelo Verão tem uma nova consulta, vamos ver se escapa dos óculos até ir para a escola primária.

Desconhecia por completo esse diagnostico, o meu tb range imenso os dentes a dormir.

Bjs e boa consulta