segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Rastreio do cancro do colo do útero...

Ia a uma consulta de rotina e acabei a fazer um Rastreio do Cancro do Colo do Útero. Não sabia que estava a decorrer esta campanha e de certa forma senti-me 'reconfortada'.
Quando vemos as notícias ou lemos "coisas" sobre estes "assuntos" parece-nos algo distante mas ver ali o formulário por causa do Rastreio do Cancro do Colo do Útero foi assim uma espécie de "abre olhos" e de pensar que qualquer uma de nós não está imune a este tipo de doença...
Daqui a dois meses terei os resultados e, de qualquer forma, telefonam a avisar, seja bom ou menos bom, o que só por si também é 'simpático' num Sistema Nacional de Saúde cada vez mais pobre e cada vez com menos meios.
A maior parte das nossas consultas são feitas no Sistema Nacional de Saúde porque continuo a acreditar que presta um bom serviço, continuo a acreditar nos seus profissionais porque, até ao momento, não tenho qualquer razão de queixa dos sítios e das pessoas por onde fui atendida (eu e a minha família...).
Pensei também nas medidas de austeridade e em como isso pode afetar os meios humanos e materiais disponíveis, as campanhas e as vacinas gratuitas, as consultas gratuitas de Planeamento Familiar, de Saúde Materna, de Saúde Infantil e por aí fora.
E tudo funciona graças à boa vontade de quem está na Saúde. E é por isso que sempre admirei e admiro cada vez mais quem dá o litro na Saúde, quem ouve insultos, quem atura más caras e maus comportamentos, quem trabalha horas a fio, muitas vezes sem condições, quem se preocupa com "o outro"...
E, já agora, façam também o Rastreio do Cancro do Colo do Útero, é uma medida de prevenção que nos pode deixar mais tranquilas...

2 comentários:

Isabel disse...

Eu faço regularmente este rastreio, na minha ginecologista.

Nós usamos habitualmente médicos privados, pois temos todos (crescidos e miúdos) bons seguros de saúde e há que aproveitar. Mas também não tenho nada contra os serviços públicos nem nunca tive queixas das vezes que os usei.

Beijocas!

akombi disse...

é o teste papanicolau?.eu tb o faço no centro de saúde que gosto bastante, lá além de ser um centro mto moderno...pode-se fazer RX qd urgencia bem como análises, tem uma pequena morgue, e lá a identificação do utente éfeita atraves do cartão que é introduzido numa máquina na entrada, por lá encontro caras sorridentes, as crianças até aos 3 anos sao seguidas por médico familia pediatra....adoro a minha médica ( que deve de ser um pouco mais nova do eu), por lá de tempos a tempos ligam aos utentes para irem ás consultas...a de planeamento é feita anualmente e desde os 35 que faço o teste papanicolau de 2 em 2 anos, diz a medica que aos 38 passa a ser anual e inicia a mamografia ( isto por não ter doença na familia....por agora, que isto ninguém está livre).

é bom qd nos sentimos apoiadas e seguras numa instituição.....para o ano já ficou assente a toma da vacina do cancro do útero á V12 ( aconselham a partir dos 13 anos, para nós diz que já não faz grande efeito , e além de custas mais de 300€, só para as miúdas é que está inserido no plano de saúde).