quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Querida Endorfina...

Já sei e descobri "finalmente" porque me sinto tão bem a fazer exercicío... Realmente o nosso corpo é uma máquina muito bem feita...
Como costumo dizer a brincar, a prática de desporto é o meu anti-depressivo e afinal isto até tem algum fundamento...
Descobri que o cérebro produz uma substância que dá pelo nome de Endorfina, o que até é um nome giro, e a Endorfina é produzida depois da prática do exercicío, relaxa o corpo e a mente, dá prazer e, por vezes, quando o exercicío é mais intenso, provoca uma sensação de euforia. Realmente, nos dias em que faço exercicío mais intenso fico a sentir-me como que "embriagada" e com uma estranha sensação de felicidade aliada a um sorriso parvo na cara durante o resto do dia...
As endorfinas foram descobertas em 1975. Foram encontradas 20 tipos diferentes de endorfinas no sistema nervoso, sendo a beta-endorfina a mais eficiente pois é a qual dá o efeito mais eufórico ao cérebro. Ela é composta por 31 aminoácidos.
Por ser um "analgésico natural" leva a uma sensação de bem-estar e tranqüilidade podendo inibir o estresse.
O que as Endorfinas fazem no nosso corpo?
• Melhoram a memória;
• Melhoram o estado de espírito (bom humor);
• Aumentam a resistência;
• Aumentam a disposição física e mental;
• Melhoram o nosso sistema imunológico;
• Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;
• Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos;
• Aliviam as dores.

(imagem da net)

7 comentários:

Isabel disse...

Não é chocolate que também estimula a produção de endorfina? Deve ser por isso que eu não sinto falta do ginásio, como tanto chocolate!!! :-))))

Beijocas grandes e um excelente 2012!

Just Me disse...

Que pena não venderem em xarope ... (tou a brincar) beijinhos :)

Algures no Oeste disse...

ISABEL: é o chocolate sim :P
;)

JUST ME: Pois, xaropes ou chás de endorfina não conheço ;)

Beijinhos!

Maria disse...

Oh hummm... mesmo assim não estou inspirada para praticar exercicio fisico!!!
Mas que gostava de ter metade da tua força de vontade, lá isso gostava|!!! Estás lindaaaaaaaaaaaaaaa!!! Mas linda mesmo... apesar de não me lembrar se vi alguma foto tua nos tempos antigos...!!
Beijoquinhas minha amiga do oeste!
Não comento muito mas sigo-te através do google reader!
:)

Maria disse...

Sei que parece mal invadir assim, mas eu antes seguia o blogue da Isabel e gostava de saber como estão eles... a Mónica e o Afonso (?? espero não ter errado os nomes, sou péssima para nomes)...
Beijoquinhas e desculpa o abuso Ana Luísa!

Algures no Oeste disse...

MARIA: A Isabel está lá em cima, é a primeira a comentar. E sim, os filhotes são a Mónica e o Afonso :-)
Vou reencaminhar-lhe o teu comentário ;)
Beijinhos!

Isabel disse...

MARIA: Olá, obrigada por perguntres por nós, e afinal até tens boa memória para nomes! :-)
Vou-te enviar um convite para o meu blog.
Beijocas!